As primeiras confirmações do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo 2016, que se realiza entre 22 e 30 de julho em Porto Covo e Sines, chegam de Inglaterra: Billy Bragg, um dos cantautores mais incisivos dos últimos quarenta anos, The Unthanks, um dos grupos mais reconhecidos da folk britânica do século XXI, e The Comet is Coming, um novo projeto de música eletrónica, sedeado em Londres.

 

Billy Bragg nasceu em 1957, em Barking, a leste de Londres. Iniciou a carreira nos anos 70, influenciado pelo punk (The Clash são uma das suas principais referências) e pelos grandes cantautores folk, como Woody Guthrie e Bob Dylan. É considerado uma figura influente do movimento “anti-folk” dos anos 80, ao trazer uma postura mais rebelde e politicamente assertiva para o discurso da folk tradicional.

 

The Unthanks são um agrupamento de folk da região da Nortúmbria, formado em 2004, então com a designação Rachel Unthank and The Winterset, com a qual se apresentou em Sines em 2008. O coração do grupo é formado pelas irmãs Rachel e Becky Unthank.

 

The Comet is Coming é um projeto de música de dança criado em Londres em 2013. Cruza jazz, eletrónica, funk e rock psicadélico. São formados pelos músicos Shabaka Hutchings, Danalogue e Betamax. Lançaram o EP de estreia, “Prophecy”, em 2015 e preveem o lançamento do seu primeiro álbum em 2016.

 

Sobre o FMM Sines

Criado em 1999, o FMM Sines – Festival Músicas do Mundo é a experiência de música ao vivo mais global que acontece no nosso país. Proporciona aos milhares de espetadores que o seguem todos os anos um retrato das músicas populares que se fazem hoje no mundo, mostrando como as tradições buscam a contemporaneidade e as migrações de ideias e pessoas dissolvem as fronteiras criativas.

 

Organização
Câmara Municipal de Sines

 

Mais informações
www.fmm.com.pt

www.facebook.com/fmmsines