Beja acolhe a 16ª Festa do Cinema Francês até ao próximo Domingo, 22 de Novembro, com os filmes em exibição no Pax Julia Teatro Municipal.

O evento que se iniciou a 8 de Outubro em Lisboa e que termina a 29 de Novembro, tem estado a marcar presença em 18 cidades a nível nacional, dando a conhecer, aos públicos mais diversos, o que de mais recente se tem produzido em França, passando ainda por homenagens e por dar a descobrir ou redescobrir, em retrospectiva, grandes nomes da sua 7ª Arte.

O objectivo desta 16ª Festa do Cinema Francês, tem sido o de  apresentar a diversidade dessa produção em género (comédia, drama, policial, documentário, animação, etc.,) e origem, mas também a enorme qualidade e vitalidade da sua criação cinematográfica e a emergência de “novos olhares”.

Neste périplo por 18 cidades, a Festa tem mostrado as mais recentes produções francesas, das quais constam 177 projecções60 filmes dos quais 15 são primeiros filmes, 40 sessões escolares – programadas para o conjunto das 18 cidades – 41 antestreias, 7 antestreias mundiais, 10 filmes de animação.

Destaque para a filmografia do realizador, produtor e argumentista Jean-Jacques Annaud, padrinho desta 16ª edição, com a exibição de 6 filmes, para a retrospectiva de Jacques Doillon, com a apresentação de 8 filmes deste veterano do cinema francês, que tem mantido uma regular e prolífera actividade como realizador, produtor, argumentista, montador e actor, e ainda a presença de 8 artistas convidados durante a fase de inauguração do certame.

O cinema de animação é uma presença constante na Festa do Cinema Francês e este ano, a secção o Universo da Animação conta, na sua programação, com 10 filmes que têm feito sucesso junto do público mais jovem e dos amantes do género.

A Festa do Cinema Francês instituiu o Prémio do Público, que nesta 16ª edição foi patrocinado pelo jornal Público, e que pôs a concurso os filmes de origem francesa com direitos já adquiridos para Portugal. O vencedor foi “Mune, Le gardien de la lune” / Mune, O guardião da lua”, de Benoît Philippon e Alexandre Heboyen, que estreou a 5 de Novembro nas Salas de Cinema.

Assista até Domingo 22 aos filmes agendados da Festa do Cinema Francês, em exibição no Pax Julia Teatro Municipal, no Largo de S.João.

Destaque da programação de Beja para hoje, 19 de Novembro:

10h30 | Le dernier Loup de Jean-Jacques Annaud sessão escolar | aventura, 2015, 1h58 (repete às 14h30)

21h30 | Le dernier Loup de Jean-Jacques Annaud

Preços dos bilhetes:

Sessão: 3,50 euros
Sessão (até 25 anos e mais de 65 anos): 3,00 euros
Alliance Française (professores e alunos): 1,00 euro
Sessão escolar gratuita (condicionada aos lugares disponíveis)

Para saber mais sobre a programação dos próximos três dias, clique aqui.

 

Hora do Lobo1    Festa Cinema Francês_Maestro1

Le dernier loup                                                                           Maestro

Festa Cinema Francês_L'aaffaire-alt     Festa do Cinema Frances_ Jean de laLune1

L’affaire SK1                                                                        Jean de la Lune

A 16ª Festa do Cinema Francês é da responsabilidade do Institut Français du Portugal, Embaixada de França e da rede de Alliances Françaises, em colaboração com as Câmaras Municipais locais e as salas que a acolhem.