Andanças 2015 é um festival que promove a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio de saberes e culturas entre gerações, e que comemora, em 2015, o seu 20º aniversário.

Com uma abordagem actual, o Andanças tem sabido reavivar, ao longo destas duas décadas, hábitos sociais de viver a música, retomando a prática do baile popular através de múltiplas abordagens às danças de raiz tradicional, portuguesas e do mundo, com vista à recuperação das tradições musicais e coreográficas, fundindo-as com elementos contemporâneos.

Realizado ao ar livre, às portas de Castelo de Vide, num ambiente preservado onde impera a beleza rude e simples da paisagem alentejana, “no Andanças é possível aprender mais de meia centena de estilos de dança diferentes (…), desde as danças portuguesas, africanas, danças ao estilo americano e às diversas danças europeias: húngaras, balcânicas, bascas, ciganas, bálticas, belgas, do Poitou, italianas, galegas, catalãs, mediterrânicas”, entre muitas outras.

O Andanças, resultado “das sinergias que se geram entre cidadãos do mundo, ávidos de partilhar saberes, alimenta a curiosidade pela diversidade, ao mesmo tempo que procura lembrar que a música popular é sinónimo de identidade e muitas vezes da sua sobrevivência”.

20 Andanças dá o mote para que, em Agosto de 2015, na barragem de Póvoa e Meadas, se promova, mais uma vez, a música e a dança tradicionais, proporcionando a experiência e o sentido de partilha coletiva que caraterizam este evento artístico.

Em 2015, o Festival volta a reunir uma equipa multidisciplinar para elaborar a programação do Andanças. Para o efeito, foram convidados 15 consultores e directores de palco, oriundos das mais diversas entidades de todo o país – Chapitô, Coreto, D’Orfeu, Imaginarius, Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, Planeta Dança, Popolomondo, Tradballs, Caminhos do Cinema Português – assim como produtores culturais autónomos. A vocação e a experiência de cada um contribui para que a música e as danças Portuguesas, Europeias e do Mundo, o Teatro, o Cinema e a Performance, estejam bem presentes no próximo Andanças!

Esteja atento ao programa que vai sendo anunciado, e “marque já lugar” na sua agenda para estar presente neste festival, que tem como um dos principais objectivos celebrar a vida.

Festival Andanças 2015

De 3 a 9 de Agosto, Barragem de Póvoa e Meadas, Castelo de Vide.
Promotor PEDEXUMBO, Associação para a Promoção da Musica e da Dança

Informações Adicionais

Bilhetes à venda em www.bilheteiraonline.pt
A Bilheteira do festival abre no Domingo, dia 2 de Agosto, das 20h00 até às 02h00. Entre 3 e 9 de Agosto estará aberta das 09h00 às 02h00. É nesse local que troca a pulseira que lhe permite ter acesso a todo o recinto, áreas programadas e infraestruturas do festival, inclusive ao parque de campismo.

Os bilhetes adquiridos antecipadamente só serão trocados pelas pulseiras a partir das 09h00 do próprio dia, e para a troca, deve fazer-se acompanhar do comprovativo de compra e da sua identificação.

Fontes:
http://www.andancas.net/2015/pt/
http://ethnoportugal.pedexumbo.com/pt/10/festival-andancas
http://www.bilheteiraonline.pt/Comprar/Bilhetes/24316-andancas_2015-barragem_de_povoa_e_meadas/